Dia das mulheres comemorações ou decepções?

       "Dia internacional das mulheres, uma data que deve ser comemorada?"




Hoje estava analisando se o dia 8 de março realmente deveria ser comemorado por nós mulheres. Temos uma bagagem tão grande de lutas e protestos em busca de igualdade, e mesmo assim ainda sofremos o preconceito de ser considerada o sexo frágil. Conseguimos o direito do voto, graças as mulheres que decidiram não serem submissas aos homens no século XIX. O direito de usar um biquíni na praia ou trabalhar fora e ganhar seu salário. Temos esses direitos. Porém, não temos a liberdade de realmente usa-los sem sentir medo.

Atualmente, temos a coragem para expôr nossas opiniões livremente. Mas, o medo de andar por aquela rua as onze horas da noite, ainda permanece. Aquele homem que te come com os olhos por estar usando uma roupa curta, te causa a sensação de nojo. O biquíni azul que você tanto gosta, pode ser considerado uma arma para os homens que não aguenta guardar o pinto dentro das calças. E a sociedade ainda coloca a culpa em você. Motivos de comemoração?

A maioria das mulheres tem o ensino superior, e mesmo assim ganha salários menores que o dos homens. Desculpas? Ah, engravidamos e ficamos de licença a maternidade e assim, acabamos produzindo menos. O engraçado é que, quanto maior o cargo menor o salário. No qual, chega a 53% de diferença salarial. Motivos para comemoração?

Seis mulheres morrem a cada hora vítimas de feminicídio. Cerca de 58 mil morreram nas mãos de conhecidos. Ou seja, seis mulheres que são assassinadas por parentes, exs companheiros e atuais. Tanto que, na véspera da nossa querida "data", uma estudante de 19 anos morreu queimada nas mãos do namorado. A mídia ainda colocou a culpa na vítima. Ah, se tornou algo tão normal. 

E eu te pergunto, tem motivos para comemorações?

Hoje é o dia daquele homem que te humilha psicologicamente, te mandar flores e dizer o quanto te ama e não vive sem você. Mas, que assim que o relógio tocar as doze badaladas, ele te agredi e te força a fazer sexo contra sua vontade. 

O dia daquela menina que chega tarde em casa, por que estuda e trabalha, andar com pressa pelos becos e ruas, ansiando pela a proteção do seu quarto. Respirando forte e o coração acelerado, ao ver aquele rapaz parado na esquina te observando. 

Aquela filha que chora todas as noites por ver seu pai agredir sua mãe, todos os dias. E isso inclui hoje também. Afinal, a onde que um ser desses tem respeito por alguém?

E eu te pergunto, tem motivos para comemorações?

Dia da mulher é todos os dias. Não apenas numa data que os homens decidem te respeitar. Isso não vale apenas para eles. Tem muitas mulheres que se sentem bem humilhando outras, e aí que eu te pergunto minha querida, você não deveria se unir há elas? 

O direito de decidir pelo o seu corpo. De dizer não. De não ser morta.

Se hoje realmente é o dia das mulheres, eu tenho o direito de um pedido: NÓS RESPEITEM COMO MULHERES. MÃES. SERES HUMANOS. LIVRES. DONAS DE SI.

Autora: Menia das letras <3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O erro tem que ser visto como o fogo

Me desfazer dos seus nós

Mentira