Todos nós usamos máscaras

                       

As máscaras de Fábio Assunção, certo ou errado?


O que mais escuto no mês de março é sobre o carnaval. Fantasias engraçadas e bem elaboradas viraram febre. Até a trágica ou cômica facada no nosso presidente virou uma fantasia famosa nos blocos de rua. No geral, o carnaval esta repleto de críticas sobre o atual governo, filmes ganhadores do Oscar  e atores que viraram memes em 2019. Como o ator global Fábio Assunção. 

O assunto mais polêmico é que estão disponibilizando máscaras com o rosto do ator. E não se engane achando que é alguma homenagem sobre o seu trabalho, que digo de passagem foram muitos. 13 novelas, 6 minisséries, 5 seriados só na emissora globo. Sem contar sua trajetória no cinema. Fábio seria um grande alvo para homenagens e celebrações. Porém, seu caso é um pouco mais complicado. Assunção é alcoólatra e assumi sua dependência publicamente.

 O meme sobre Fábio Assunção surgiu quando em 2017 o galã se envolveu em uma polêmica na cidade de Arcoverde em Pernambuco, onde aparece bêbado e sobre o efeito de drogas. Onde acabou sendo preso naquela noite. A partir dali começaram a fazer memes relacionados a bebedeiras com o seu rosto. Tanto que, em 2018 uma banda baiana, chamada La fúria; e o cantor Gabriel Bartz, lançaram uma música que tinha o nome do ator e induzia as pessoas beber e ficar loucas. Mas segundo o próprio galã, ele teria entrado num acordo com Bartz para que, todo o dinheiro arrecado no single fosse doado para uma clínica de dependentes químicos.

As máscaras com o rosto do ator estão a venda nas ruas por 4,40 em média. Mas, nesse caso, sem a sua autorização. Tanto que, ele se pronunciou depois de estarem compartilhando um desabafo que ele teria feito. Que dizia o seguinte:

"Por Fábio Assunção: Sei que vocês têm motivos para zombar e brincar com a situação que ocorreu comigo, porém, estou em um momento delicado da vida. Alcoolismo é, sim, doença. Já fiquei internado, já fui preso, já perdi atuações em novelas, já perdi alguns familiares, tudo por causa dessa maldita doença. Quero parar de beber, mas não consigo. Estou lutando todos os dias contra isso, mas não consigo. Às vezes penso no pior. O que me deixa mais triste são as 'zombações' que escuto todos os dias, achando que é normal brincar com algo tão sério. Peço desculpas a todos os transtornos causados nos últimos tempos e quero dizer que, apesar de tudo, não vou desistir. Obrigada a todos pelas orações."

A declaração verdadeira é essa:


"Pessoal, esse texto não é meu. Agradeço todo o amor e afeto que estão espalhados pelas redes, e que chegam até mim. Colegas, amigos, e pessoas aqui presentes. Meu movimento, minha busca é pelo aprendizado, expansão e entendimento de como poderei transformar isso tudo em uma contribuição positiva e potente para a nossa sociedade. Esse é o lugar onde estou agora. Um beijo!!!"

Alguns famosos e fãs comovido com a sua atitude, comentaram seu post com mensagens de apoio, carinho e solidariedade ao galã.

Fábio é apenas mais um em meio a 12% da população Brasileira que é dependente de álcool. Pessoas que enfrentam essa dificuldade diariamente contra o vício, precisam apenas de um coisa, apoio. Humilhar ou zombar de uma doença como essa, pode arrecadar depressão e até tentativa de suicídio. O álcool transmite uma sensação de bem estar e prazer, por agir em vários neurotransmissores do cérebro. Quando uma pessoa se torna alcoólatra, ela esta em busca dessa sensação. Uma cerveja que deixava ela alegre, seria necessário três para poder surtir o mesmo efeito. E assim, acaba se tornando um ciclo vicioso. Uma doença que pode surgir por meio da genética ou influencias culturais. Mas, que mesmo assim continua sendo difícil de cura-la.

Zombar dos problemas dos outros não ira ajudar em nada. Apenas, mostrar para aquela pessoa que não tem motivos para continuar tentando e vencendo esse vício. E TEM! ninguém nasce assim, apenas precisam de apoio e força de vontade. E Fábio e mais de milhares de brasileiros precisam dessa ajuda. Quando você sente a dor alheia, é mais fácil de compreender sua vida. Afinal, todos nós usamos máscaras.

Por isso eu te pergunto:

E SE FOSSE VOCÊ?

Autora: Menina das letras







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O erro tem que ser visto como o fogo

Me desfazer dos seus nós

Mentira